Sunday, July 02, 2006

Sarcasmo Acadêmico

Alguns professores realmente sabem como decepcionar, esmagar a curiosidade intelectual dos alunos. Três situações que eu vivi são exemplos perfeitos. A primeira foi assim: O professor explicava Marx e de repente nos mostrou uma fórmula presente no terceiro livro d'O Capital. A fórmula mostrava matematicamente que a tendência das sociedades capitalistas era, a longo prazo, ter a taxa de lucro das empresas cada vez menor, quase zero. Ou seja, a fórmula nem diz isso exatamente, mas pareceu na hora que ela dizia que o capitalismo tendia a própria extinção.

Estávamos numa das primeiras aulas da faculdade. Todos em silêncio, boquiabertos. Imaginem, vc passa vida inteira imaginando como deve ser a faculdade e logo nas primeiras aulas mandam essa revelação bombástica. O conflito existencial é solucionado pelo professor, minutos depois de um largo silêncio: "Então, mas isso aí está errado né". Todos soltam a respiração.

O segundoa é simples: O professor no começo da aula e nos disse que éramos uma geração perdida. Ficamos sem reação. Aliás, uma evidência bastante convincente de que de fato éramos uma geração perdida.

Há um padrão nisso. Essas situações somente ocorrem nos primeiros dias de aula.

A Terceira e mais recente aconteceu da seguinte forma: O professor, mudando quase completamente de assunto disse: " O Keynes usou em toda sua Teoria Geral preços deflacionados pelo salário mínimo em homens/hora. Por exemplo, o PIB era calculado em termos de homens/hora trabalhadas. Ele simplesmente escolheu isso, não se sabe porque."
Este "não se sabe porque" deixou a sala apreensiva. Colocou algo de místico na sala. Keynes escolheu ao acaso, ou por alguma força divina, algum sonho que teve.

O professor, quieto observava a sala com uma cara de Oráculo.

Ele retomou a palavra, mudando de expressão: "Bem, na verdade ele teve um propósito sim em usar isso, mas eu demoraria um curso inteiro para explicar pra vocês". E voltou ao assunto em que estava anteriormente.

Entendi, É porque demoraria 6 meses.

Eu acho que esses comentários dos professores sempre carregam um pouco de sarcasmo.

No comments: