Sunday, July 02, 2006

Diferença irrelevante

Leiam o livro Judite, do velho testamento da bíblia. Além de ser uma bela história contra a tirania, é um dos únicos lugares da bíblia em que vc vai achar passagens explicitamente eróticas.

não se esqueçam, no entanto, que erótico naquele tempo era falar de perfume e cabelos.

Na história, há a luta pelo fim do cerco a cidade de Bethúlia comandado pelo general Holofernes das tropas assírias de Nabucodonossor.

A heroína é Judite, uma viúva, que seduzindo Holofernes e o embebedando, acaba por decaptá-lo, salvando o povo judeu mais uma vez do domínio estrangeiro. A decaptação de Holofernes inspiriou muitos pintores renascentistas, que usavam a imagem para fazer uma alegoria ao fim da tirania. Bem, eu coloquei aí duas imagens de pintores do mesmo tempo: um homem (caravaggio, um dos pintores que mais gosto) e uma mulher (Artemisia Gentileschi). Sendo simplista, serve para ver como o homem vê a mulher e como a mulher se vê. Para caravaggio a viúva é um tanto magra, delicada, e parecer ter até nojo em arrancar a cabeça do tirano, para artemisia (um dia coloco aqui sua história de vida) Judite é gorda, forte, raivosa e determinada a salvar seu povo. Olhando as duas fotos uma conclusão é inevitável: Uma mulher delicada não é, em nenhuma hipótese, menos cruel que o normal.
(versão de Artemisia)

(Este homem nos dois quadros não levantou a tampa do vaso para urinar depois de ter entrado com o "pesão sujo de barro" em casa)

1 comment:

Anonymous said...

eei,queria saber onde vc achou essas informações.!!
Se puder me ajudar...!?
Obg.