Sunday, July 02, 2006

Diálogo acerca da vingança da natureza

Na academia onde eu nado acontecem muitas coisas que valem a pena serem escritas, pode um dia até ficar repetitivo. Então para não ficar parecendo que eu treino profissionalmalmente (embora seja bom por criar aquela idealização da minha pessoa, tipo um poeta sem camisa), façam de conta que essa história aconteu, sei lá, numa feira livre. O que importa é que dessa única vez no diálogo não sou eu que jogo os pensamentos filosóficos inoportunos. puxei a conversa:

-opa, tudo bem?
- tudo...
- Pô, vc viu essa chuva aí?
- vi, vi . Começou desde madrugada não é?
- Desde as duas da manhã.
- Puxa vida.
- Esse pessoal que mora nos barracos é que deve estar sofrendo.
- é mesmo, chuva só é ruim por causa disso.
- (silêncio)
- eu digo, chuva é boa porque nos lembra essa força da natureza.
- é?
- é. lembra que nós não somos nada. tipo, que o homem não é nada.
- (silêncio) - pensei comigo: po, qdo eu vejo essa chuva e percebo que eu estou aquecido e assistindo TV, me dou conta de que o homem é tudo. tudo tudo. Mas pra que contrariar, só pra ser o chatão?
- (silêncio)
- é , o homem gosta de planejar as coisas e pensar que tem o controle do ambiente só para viver melhor consigo, mentalmente, mas na verdade não o tem.
- Isso mesmo cara, putz! (aponta o dedo como quem diz que eu tinha pegado a idéia principal)
- e no fim, estamos todos sujeitos a natureza.
- é. O dia que ela resolver se vingar...
- O jeito é cultivar nosso jardim e torcer.
- porque quando chegar a hora...
- salve-se quem puder

(foi então que percebi que corria o risco de ficar completando suas frases eternamente, e me despedi)

Somos como homens da idade média com medo do juízo final. E o pior é que nenhuma empresa poluidora vai nos indenizar por esses minutos de preocupação que dedicamos diariamente e inutilmente ao tema. Surge um novo paradigma:

"Acho que eu mesmo vou acabar me vingando delas antes que a natureza. Quem sabe assim ela goste e chova menos no caminho para a faculdade."

eu chamo isso de egoliticamente correto.

No comments: