Sunday, July 02, 2006

Política.

Vejam só, estava nessas conversas de bar, que a maioria das pessoas acha legal e tal.

De repente surgiu a pergunta de porque que a população tinha a intenção de votar no Lula, mesmo depois dos escândalos. Essas perguntas que saem no jornal, quando o Carlos Lacerda pula do túmulo para escrever artigos.

Eu disse que poderia explicar aquilo com duas coisas: a primeira é que o lula ocupa um espaço no imaginário popular brasileiro, e a maioria (pois que se identifica com esse imaginário) não consegue odiar aquele sapinho barbudinho. A história dele parece que foi escrita num cordel.
A outra é que talvez o governo dele não seja assim tão ruim - pode até não ser bom o suficiente, mas para padrões brasileiros está a mesma porcaria.
A renda real do camarada q ganha salário mínimo aumentou, e isso no nordeste é mais que motivo para se votar em alguém.

Aí saiu na revista época um quadro que explica qual o perfil do eleitor do lula. Lula ganha de lavada nos estados do norte e nordeste, e perde, ou há empate técnico nas outras regiões; ganha entre os pobres; perde entre os ricos; ganha entre os menos educados; perde entre os mais educados. é só olhar na edição desta semana.

Além das abordagens meio elitistas que possam vir na interpretação desses fatos vale lembrar que como o Brasil não tem crescido economicamente, uma alteração na renda real da classe mais baixa vai teoricamente implicar numa diminuição da renda real das classes média e média alta . Está explicado porque ricos e bem educados não votam no lula: estão comendo sua parte da renda nacional! Eles estão é certos.

No fim, tudo é interesse.

No comments: