Wednesday, September 12, 2007

A simpatia

A grande maioria das pessoas é difícil de simpatizar. E eu nem quero ser misantropo, sempre sou simpático, dou risadas. Mas há dessas vezes em que olhamos para o que uma pessoa está falando e achamos idiota. Não sei. Algumas coisas irritam mesmo. Irritam-me essas coisas que as pessoas sempre falam, como se elas estivessem falando no piloto automático, o small talk medíocre. Irrita-me porque aquele indivíduo fala alguma coisa e e me faz pensar que qualquer outro indivíduo que estivesse no seu lugar falando a mesma coisa não mudaria em nada aquela situação.

Eu não pressuponho que os seres humanos sejam únicos, ou que eles não sejam normais. Nem gostaria que cada um falasse de um jeito. Gostaria apenas que as situações fossem específicas, próprias a cada contexto, e aí não acharia que estou perdendo tanto tempo em viver.

O sentimento de que não há contexto para os acontecimentos me irrita profundamente. E conversar com qualquer pessoa hoje, conhecê-las, é pairar sobre o vago, o não-específico, sobre o qualquer. Logo passo a odiá-las secretamente, embora mantenha sempre guardado este ódio viral.

No comments: