Muitos acham maravilhoso o programa de inclusão social da USP, o INCLUSP. O aluno de escola pública tem preferência na contagem de pontos (3% a mais) em relação aos alunos de escolas privadas, no vestibular da FUVEST. O argumento todo gira em torno do fato de que, bem, os alunos de escola pública são pertencentes a camadas menos favorecidas da população. É uma política pública de discriminação positiva. Eu, particularmente, sou a favor dessas políticas, tanto de cotas universitárias para negros, se quisermos combater o problema do racismo (situação de fato), como de cotas para alunos de baixa renda, se quisermos combater a desigualdade social.
Entretanto, o Inclusp fica no meio do caminho. Nem toda escola privada é o Santa Cruz, Bandeirantes e Rio Branco. Nem toda escola pública é uma escola estadual em Parelheiros. Há escolas privadas em que a mensalidade é de R$50,00, e que recebem alunos tão menos favorecidos quanto as escolas públicas ruins. Há escolas públicas, como a escola técnica Federal do Maranhão, que o filho do governador estuda, e o filho do juiz, etc.
Regime de propriedade de escolas não é critério algum. O que a USP pode estar fazendo, consciente ou não, é selecionando os melhores alunos das escolas públicas que se equiparam em qualidade à boas escolas privadas, e deixando o aluno pobre, com menos oportunidades, de escola pública, e o pobre de escola privada, sem qualquer benefício. Isto não é política de inclusão social, por mais que digam que é.
Saturday, September 15, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
905 of thiѕ сreаm's shoppers have claimed to have knowledgeable positive cellulite reduction.
My web blog; www.prnewswire.com
I ωаs curious іf you ever considered сhanging the ρаge laуout of your ωebsіte?
Its verу well written; I lоve what youvе got to say.
But maybe you could a little morе in
the way of content ѕo people could сonnect with it better.
Υouve got an aωful lot οf text
for only having one or 2 piсtures. Maybе уοu could spаce it
out better?
mу websіtе ... V2 Cigs
Post a Comment