Tuesday, September 04, 2007

Comerciais



A partir dos comerciais, é possível fazer análises sociológicas interessantes. É comum a alusão, nos comerciais brasileiros, a produtos que são "de primeiro mundo", ou seja, que têm a qualidade dos produtos das grandes nações industriais. Celso Furtado diz, entre outras coisas, que os consumidores brasileiros de alta renda procuram imitar o que se consome no primeiro mundo, e por isso forçam a criação de uma indústria de capital intensivo com dificuldades de competição externa. No Brasil temos esta obsessão pelo desenvolvimento, talvez em razão da grande promessa que éramos, e ainda somos, mas que não decolou, haja visto a crise da dívida externa nos anos 80 dos países subdesenvolvidos e o desequilíbrio e estagnação total de nosso sistema econômico.

Um dia tomaremos um café solúvel decente. Fim da reflexão.
---------------------

Meu pai fazia esses comerciais no tempo da minha infância. Ele aparece nesse, em que diz a frase final, vestido de piloto de avião. Olhando a atuação impecável, dá para entender de onde tirei todo este apelo imagético.

1 comment:

A Esquesita said...

Hahahahahahahaha....

Caramba Diogo!!!
Vc se parece demais com ele! Até na hora de atuar! (Digo isso pelas atuações em "A vaca que interrompe" e "A bela da vez")