Thursday, July 12, 2007

A vocação da TV

Agradam-me os reality shows de perda de peso. As pessoas são forçadas a entrar num regime militaresco, em que, no início, como uma espécie de estratégia de desmoralização, se mostram todas as comidas que elas comem em uma semana, numa mesa só. Uma vez botaram vários quilos de cereal com leite numa banheira, e fizeram uma senhora pôr uma roupa de banho e entrar lá.
Não sei o que dá em mim. Mas toda vez que vejo toda aquela comida espalhada, aquela abundância, aquele exagero, me dá um prazer sem medida. Eu assisto o programa até esta parte, depois procuro outro programa na TV. TV tem que ter espetáculo, e um monte de comida junta é espetacular.

Quem já assistiu TV escola sabe do que eu estou falando. A rede cultura é pretensiosamente educativa em alguns programas, mas tem ainda seu punhado de ridículo, seu pedaço de espetáculo. Eu gosto do "Sr. Brasil", aos domingos, com aquela platéia octogenária, que canta as músicas de cor. Aquele agrupamento de aposentados é o maior trunfo do programa, além das boas músicas uma vez ou outra, obviamente. Ver aquelas pessoas cantando as músicas da sua época em que eram jovens e ouviam as modas daquelas pessoas que sempre há nas cidades do interior é revigorante. A expressão delas é brilhante.

Por isso não sou um medieval, que quer distribuir diversão pública, e proibir a educação na TV, mas a TV tem uma vocação para o espetáculo, não é coincidência que ela surgiu e se popularizou na segunda metade do século XX. Alguns poderiam dizer que o avanço tecnológico que trouxe a TV, mas digo que além do avanço tecnológico há o peso de uma época.

Até a ópera pode aparecer na TV. principalmente esta cena de un ballo in maschera, de Verdi. Passaria sem problemas, no horário da novela. A história é bem conhecida por nós: mulher se apaixona pelo melhor amigo do marido, etc. Tem morte no final, só que sem traição de fato (carnal) por parte dos dois, era um amor verdadeiro, o que dá um remorso danado no assassino enraivecido.

Infelizmente, não achei no youtube o trecho final "ella è pura" que eu queria. O que tem, não está inteiro. Este "teco io stò" é legal também. A mulher está com um medo de manchar sua honra e sugere se afastar do amado, etc. É um trecho muito bonito, pelos dizeres românticos. como esse, que diz mais ou menos "que tudo desapareça, menos o amor":

M'ami, m'ami! . . . oh sia distrutto
Il rimorso, l'amicizia
Nel mio seno: estinto tutto,
Tutto sia fuorchè l'amor!


Legenda em espanhol.






eu sei que não tenho escrito coisas literárias... Mas volto à forma.

2 comments:

A Esquesita said...

Lindo o vídeo!!!!!
Sinceramente prefiro ópera a novela.... se bem que eu não assisto novela, rss... então prefiro qualquer coisa a novela...

Com relação a sua opinião sobre a tv... concordo plenamente!!! Também acho que "a TV tem uma vocação para o espetáculo"...

Eu não sivo muito de base, mas adoro o que vc escreve, sendo ou não literário.

Abraços, Anna Luísa.

Anonymous said...

Diogo, percebi que você comete um erro insistente de concordância verbal em relação ao verbo "assistir". Esse erro se dá quando você deixa de usar a preposição posterior ao verbo, pois se você deixa de usá-la o verbo toma o sentido de "ajudar" e não de assistir no sentido de observar... Só uma dica, por que de resto não existem mais erros os quais eu percebi! abraçoss!! hehehehe