Friday, July 06, 2007

A glória do fracasso

Cada vez descubro algo novo em que fracasso. É como quem tem um album de figurinhas e não faltam nem muitas nem poucas para se completar, é aquela fase intermediária típica.
Esses dias obtive um sinal de minha inaptidão para coisas relacionadas à economia. Vale dizer que é o que eu escolhi estudar para a minha vida, então há certa importância nisso. Não é como descobrir, por exemplo, que não tenho talento para botânica.
Botânica, aliás, é algo que eu gostaria muito de saber quando estiver na meia-idade.

Digo tudo isso não por gostar de descobrir minhas fraquezas. Mas que há algo de heróico, ou anti-heróico, em aceitá-las como parte da sua vida, e até da sua identidade, ah, isso sem dúvida que há.

Sustento, pois, que todos merecem fracassar, todos merecem esta glória, estes louros.
E os perfeitos, vejam que estúpidos, que não se esborracham, não terão nunca nenhuma derrota para se vangloriar. O perder é tão maior que o erro, que ela até serve para expiar as decepções individuais. Há sempre um ar de mistério circunstancial ou fatalístico naquele que perde.

Talvez por essa razão, a glorificação do fracasso seja a única alternativa para aqueles que têm se afogado no mar da derrota, e se esfregado nos assoalhos públicos das incapacidades.

1 comment:

A Esquesita said...

Rsss...
Parabéns por admitir isso...
Seu ponto de vista sobre fracassos é bem diferente dos que já tinha visto, mas é ótimo!!!