Wednesday, December 13, 2006

Pausa Estratégica.

Paro de escrever por um tempo, quer dizer, parar nao paro porque ando sempre com meu caderno, mas viajarei na quinta-feira e as conexoes com a world wide web nao serão tao frequentes.

Pontuo algo um pouco engraçado: Ha um amigo meu que tem um blog tambem. [dizem por ai que blog esta na moda... os jornalistas sao inacreditáveis, pois tranformam um não-assunto em algo de extrema importancia]. Mas proseguindo, um amigo meu tem um blog ai que uma moça sempre comenta [o meu também tem, é a Anna Luisa]. Mas o dele, para encurtar a historia, parece que tem várias coisas escritas diretamente para essa moça, então os comentários sao uma espécie de dialogo dele com ela. Os comentários no blog, sao como posts no blog, ja que fazem parte da historia e sao longos, bem escritos, etc.

Acabou ficando legal. Eu sei que essa nem é a intençao. Porque eu tenho uma teoria que ninguem faz nada legal pensando em ser legal. Mas essa especie de dialogo franco contem elementos de alteridade.

Juntando com outro assunto, o John Lennon expressa na sua musica "God" a síntese do conflito do homem com a civilizaçao, ou da relação amorosa com a civilizaçao. Ele, desiludido por ter tentado "mudar" o mundo, confiado em certas ilusoes religiosas e civicas, ve que verdade e fe só podem existir nele e no seu grande amor. Ele diz: "Nao acredito em mágica (em hitler, em kennedy, em budha, so acredito em mim e em Yoko", entre outras coisas.

O casal passou grande parte de sua vida lutando para o fim da guerra do Vietna, e de certa forma passou ao mundo a imagem de uma relação de cumplicidade ideal, que inspira todas as relaçoes amorosas.

Eu creio que toda a questao gire em torno de se achar alguem para compartilhar de um mesmo projeto. John Lennon e Yoko bolaram milhares de estratagemas para aparecerem na midia com mensagens anti-guerra: ja ficaram presos numa cama por dias e etc. Eram manifestaçoes artisticas. Quando falo "projeto", falo de coisas feitas que exijam criaçao e sensibilidade, coisas tipicamente humanas, mas construidas a dois.

O caminho quase natural do homem, que envelhece e se frustra com o mundo que não muda, sofre, nessa aceitação de um projeto em dupla, uma interrupção. A frustraçao restringe-se ao mundo, mas nao ao individuo nem a parceira, que se mantem incolumes e felizes. A fuga é saudável por uma simples e clara razao: se isso nao acontece, o homem passa a mudar a si mesmo para se encaixar no mundo que criticou ou morre.

Creio que essa seja a saida para que os loucos continuem sendo loucos. Quando Lennon diz que hoje so acredita nele e em Yoko, acho que é isso que ele quer dizer.

Eu, humildemente, vou viajar. Se possível, passarei em Pasargada para ver como andam os negocios. Volto mais tranquilo, e com mais amores. A pausa pode servir para encontrar Yoko e ver como é que é.

Afinal,
"tudo é como é e assim é que é, E eu aceito, e nem agradeço"

2 comments:

Anonymous said...

boa viagem!
.y.a.r.a.

A Esquesita said...

Diogo!

De todas as suas poesias, crônicas e textos essa postagem é com certeza a única que está me fazendo sorrir de orelha a orelha até agora!

Não pelas ótimas coisas que vc escreveu como a última parte ("Se possível, passarei em Passárgada para ver como andam os negócios. Volto mais tranqüilo, e com mais amores. A pausa pode servir para encontrar Yoko e ver como é que é”.), mas pelo simples (e aparentemente insignificante) fato de você ter me citado!

Muito obrigada de verdade! Não sabe o quanto eu estou feliz e sorridente!

Grandes beijos.

Anna Luísa.

P.S.: Sentirei saudades de seus textos enquanto estiver viajando e desejo-lhe sinceramente que vc tenha uma excelente viagem!