Saturday, December 09, 2006

O Aumento das tarifas de transporte publico em SP

Para aqueles que acompanham esse debate gostaria de fazer uma reflexao; (No teclado de meu computador os acentos parecem nao funcionar corretamente, peço perdao desde já)

Aparentemente, o aumento (acima da inflaçao registrada desde o ultimo aumento) das tarifas de onibus e metro se justificaria por uma pressao nos custos das concessionárias de onibus e da empresa publica que administra o Metro, ou seja, as margens necessitariam ser recompostas para manter a sustentabilidade do sistema de transportes nas duas areas (realização de investimentos no futuro).
Alem dos tradicionais fatores que pressionam os custos para cima (eu diria a mais pura ineficiencia no caso das concessionárias de onibus, mas colocariamos ai tambem salarios, compra de novos onibus, aumento dos gastos com manutençao),* uma causa que tem sido bastante mencionada nos meios de comunicação e a implementação do bilhete unico.

Bem, como todos sabem, o bilhete unico permite que com o pagamento de uma unica passagem de onibus se possa fazer 3 viagens no prazo de uma hora e meia. Ainda permite, se pagar um pouco mais, fazer a integraçao com o metro.

A alegaçao é de que, e olhe que tirei isso do editorial do Estado de S. Paulo, o bilhete unico esta comprometendo os gastos da prefeitura, pois tem aumentado o valor de subsidios que ela da as empresas de transporte publico para que a tarifa mais baixa fosse mantida (a relaçao estabelecida e clara com as "viagens grátis" e gratuidades com deficientes e idosos que o bilhete garante aos cidadãos). Alem do mais, o bilhete unico havia aumentado o numero de usuarios do metro e do onibus, sobrecarregando o sistema. Assim, o grande avanço que foi o bilhete unico seria uma especie de "Herança Maldita" que agora a prefeitura tem que suportar.
Ora, sao duas informaçoes conflitantes: O aumento no numero de usuários não teria ajudado as concecionárias a aumentar a sua receita, e ainda que os subsidios continuassem ser necesarios eles teriam de ser menores?**(já que o sobrecarregamento do sistema indica que nenhum novo substancial investimento esteve sendo feito). O segundo ponto e que o metro em especial, se fosse receber subsidios o receberia do governo do Estado, e ainda assim o Metro nao recebe nenhum subsidio, segundo informação da propria empresa, num trabalho que minha classe de administraçao publica fez. Por ultimo, a maldição que caiu sobre a prefeitura parece ter caido sobre todas as prefeituras das grandes cidades medianamente civilizadas do mundo. Muito estranho.

Pode-se discutir se o aumento foi necessario, ou se poderia ter sido maior ou menor. Mas culpar um avanço na forma como se disponibiliza o transporte publico na cidade e uma estupidez.

Um outro ponto foi a sugestao de que a tarifa de metro, em vez de se igualar com a de onibus, aumentasse mais. O editorial arriscou dizer que o bilhete unico trouxera a superlotaçao dos onibus ao metro, que era o unico meio de transporte confortavel que tinha o paulistano. o aumento maior na tarifa do metro manteria a superlotação restrita aos onibus. Eu conclui que o editorial disse isso porque quem o escreveu pegava metro, e não onibus. Ora, "o onibus e a eficiencia do transporte publico como um todo que se dane, eu quero e o meu lugar para sentar no metro".

Os paulistanos tem uma terrivel mania de se orgulhar do metro e achar ele um transporte mais nobre que o onibus. "O metro de Sao Paulo e o mais moderno". É uma ova. Nao há ar condiocionado no verão nem bancos acolchoados como em qualquer metro de qualquer grande cidade latino-americana. A interpretaçao exagerada que tive foi que o editorialista queria mesmo era dar uma selecionada no publico do metro.

O metro é um transporte de massas. Tem que ser cheio mesmo, para poder levar todo mundo ao trabalho, nao ao parque. E só sera confortavel quando todos os investimentos nas linhas forem feitos, pois nossa cidade tem 11 milhoes de habitantes e o que existe é insuficiente. Impedir que o numero de usuários aumente é resolver o problema artificialmente e com mais exclusao, pois a demanda continua a existir. Se o onibus tem uma desvantagem competitiva e perde usuarios para o metro, que entao inove nas suas tecnicas de gestao para aumentar a qualidade do serviço, em vez de pedir proteçao (um aumento maior no metro protegeria as empresas de onibus).

Na minha opniao, a decisao do governador Lembo foi acertada, de manter o aumento para R$2,30 a despeito das reclamaçoes dos tecnicos e dos jornais, de que isso nao cubriria os custos. Tarifa de transporte publico e uma decisao meio politica e meio tecnica, para mim foi acertada porque foi ética, isto é, ele levou em consideraçao os pontos que eu coloquei.

Claudio Lembo me agrada.


* Vale dizer que contratos de concessao devem estabelecer uma margem de lucro para empresa recuperar os investimentos e que os reajustes sao previstos no contrato administrativo.
** A unica hipotese em que um aumento do numero de usuarios resultaria num aumento dos subsidios necessarios é quando os subsidios forem per capita. Pergunto: Porque as empresas precisam de um subsidio per capita? Os subsidios nao sao para ajudar na amortização dos investimentos? Por exemplo: Um onibus que transporta 5 pessoas na meia noite precisaria ter seus custos subsidiados (porque o custo da viagem e a amortização da compra do onibus e maior que a receita pode empatar), mas se em razao do sobrecarregamento ele passa a transportar 20, o subsidio nao deveria ser multiplicado por quatro, justamente por que a receita passa a cobrir os custos variaveis e fixos! O subsidio tem que ser diminuido!

2 comments:

A Esquesita said...

Eu tava com preguiça de ler porque eu moro em Uberlândia e por isso não estou atualizada quanto ao aumento das tarifas de transporte público em São Paulo. Mas agora que li achei legal. Quando fui aí eu andei de metrô e realmente não vi muito conforto, porém eu andei nos sábados e domingos e nos horários mais vazios, não peguei um metrô numa segunda em horário de pico. Imagino que deve ser realmente lotado...

Quando houve o aumento da passagem de ônibus aqui na minha cidade, teve uma manifestação de jovens e adolescentes estudantes que tentaram boicotar esse aumento ameaçando não mais utilizar esse meio de transporte, o que evidentemente não deu certo, pois há uma proporção bem maior de trabalhadores.

Não posso deixar de elogiá-lo quanto ao seu modo de escrita que já aprecio faz algum tempo, e por isso acompanho esse blogger e o blogger que vc divide com seus amigos. Adorei esse texto.

Abraços, Anna Luísa.

Renato Siviero dos Santos said...

Nao há ar condiocionado no verão nem bancos acolchoados como em qualquer metro de qualquer grande cidade latino-americana

O do Rio de Janeiro não tem. E digo que o de São Paulo é melhor, e maior.