Saturday, March 03, 2007

Infelicidade

Sempre tive a idéia de que a infelicidade seria um estado absoluto. Se se está infeliz, a alma está de tal forma envolvida na mágoa, que não se pode fazer mais nada. Não é assim. Enganei-me. A infelicidade convive conosco. É como uma deficiência. É como eu, que tenho que conviver com minhas incapacidades. É um demônio feio que nos assombra.
Por isso antes fosse nossa infelicidade absoluta, antes eu fosse um pianista frustrado e apenas isso. Valeria-me mais tragicidade.
Acontece que, além desse mundo estúpido, que nos diz não, há de ter algo que nos exija nobreza (no cume calmo do meu olho que vê assenta a sombra sonora de um disco voador). Quantas batalhas, quantos amores ainda terei que perder? Eu, que não sei quanta dor sou capaz de suportar.

Somos infelizes enquanto somos felizes, nada é pior do que ser infeliz e feliz ao mesmo tempo.

De que vale a poesia e o caráter, num mundo estúpido, feito por pessoas estúpidas? Farei-me esta pergunta a vida inteira.

3 comments:

A Esquesita said...

a)"Tristeza não tem fim;
Felicidade sim.
"

b)"Mas pra fazer um samba com beleza
é preciso um bocado de tristeza
é preciso um bocado de tristeza
Senão, não se faz um samba não
"

c)"Eu sei e você sabe(...)
que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
(...)
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer(...)
"

Não sei se esses trechos das 3 mais lindas músicas do Vinicius têm algo em comum com o seu texto... Mas assim que eu o li, me deu vontade de escrevê-los aqui.

a)A Felicidade
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
b)Samba da Bênção
(Baden Powell/Vinicius de Moraes)
c)Eu não existo sem sem você
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)

Anonymous said...

Se la felicità fosse duratura, gli uomini smetterebbero di affannarsi per cercarla...e allora quale sarebbe il nostro fine? La poesia è fine a se stessa, serve anche per le persone stupide...Tutti hanno diritto alla loro illusione di felicità.

Renato Siviero dos Santos said...

Piove, piove,
Fa tempo que piove qua, gigi,
E io, sempre io,
Sotto la tua finestra
E vuoi senza me sentire
Ridere, ridere, ridere
Di questo infelice qui