Monday, April 09, 2007

Pensamento Positivo.

A maior prova de que pensamento positivo não funciona, é que eu estou há anos mentalizando o bloqueio mental de todos os autores de livros de auto-ajuda, e isso não vem acontecendo, infelizmente. É uma pena, mas cada vez há mais surpresas, inovações, na produção internacional de um besteirol tão agradável.
Eu não tenho nada contra as pessoas procurarem métodos que as façam viver melhor, só digo que é sempre bom desconfiar de alguém que diz que você vai conseguir todo o sucesso que você quiser, e ainda ganha dinheiro dizendo isso. Não é pessimismo, eu até acho que não conseguir tudo o que você quiser faz parte da vida e é essencialmente bom para o caráter.
Um problema básico é esse: Não há BMWs suficientes para todo o mundo. Aí dizem assim: "mas nem todas as pessoas querem uma BMW, por isso é possível que todos tenham o que quiser, alguns ficam felizes, por exemplo, em ter apenas uma bicicleta". Ok... Mas toda essa teoria de que todo mundo, se tiver um estilo de vida tal vai ter sucesso, ignora o fato de que a razão pela qual as pessoas querem uma BMW reside fundamentalmente no fato de que nem todos que querem a terão de fato. Pronto, acabou. Há um vício lógico claro nessas explicações. O ser humano vive de suas limitações, é isso que o delimita e o dá uma certa identidade.
Outro exemplo, digamos que nós estejamos por esperar uma ligação sobre uma proposta de emprego, um emprego bom, desses com vale-refeição e futebol de fim de semana pago pela firma. Você está pensando nisso e recebe a ligação. Fruto do pensamento positivo, obviamente. Agora imagine a mesma situação, só que você recebe por telefone uma mensagem, como essas que recebo tão frequentemente, dizendo "caro cliente, você não está com a conta telefônica em dia, por favor efetue o pagamento ou sua linha será desligada amanhã". Será que isso teria a ver com o fato de que o seu pensamento positivo focado no emprego, não o aliena da obrigação de pagar a conta de telefone (ou talvez de mentalizar a solução), e portanto, seu sucesso estará diretamente ligado ao pagamento dela, que só poderá ser feito, por exemplo, por meio do seu salário que você nunca teria senão conseguindo aquele emprego?
Sei que não parece muito inteligível. Mas se é possível tomar como verdade que o pensamento positivo influencia positivamente no sucesso individual, eu pelo menos acho que como muitos, seria tentado a me policiar 24 horas por dia para tentar arrancar do meu cérebro o máximo de pensamentos positivos, de forma que eles dessem conta de todas as interdependências, e interrelaçõesda minha vida. Minha vida cotidiana, antes tão pacata, terá se transformado numa experiência infernal. Deixem-me quieto, oras.
Por isso não acredito em pensamento positivo. Acho que cada um deve pensar o que quiser, e como diriam alguns filosófos, a nossa consciência é a unica coisa que nós podemos escolher ter controle total. Então, se eu ando por aí pensando que posso ser atropelado, ou que posso ser demitido, assaltado, eu o faço com muito bom gosto, como exercício da minha liberdade. E se eu quiser pôr a culpa nos meus pensamentos, eu ponho, senão, digo que foi o governo, a sociedade, a conjuntura econômica internacional, ou a minha estrutura familiar na infância.
Entre muitas outras habilidades dos humanos, uma das mais valiosas talvez seja a capacidade de poder inventar quem é o responsável pelos acontecimentos, haja visto a crise aérea brasileira. Não é justo nós dizermos que sempre somos nós mesmos, seria uma maldade só, ainda que fôssemos nós mesmos ao final.